Madeiras de Procedência

Madeira certificada: selo FSC

Infelizmente, devido ao desmatamento, o Brasil – principal exportador de madeira tropical do mundo – ocupa o quarto lugar entre os maiores emissores de gás carbônico no planeta. Entre outras razões, o desmatamento ocorre pela busca de troncos de árvores que possam ser usados em construções e móveis. Essa madeira, após ser transportada para distribuidores, é comprada por construtoras ou fabricantes de mobiliário. E você, ao adquirir algum desses produtos, indiretamente contribui para o desenvolvimento “insustentável”.

É justamente por este motivo, que nós da Hampton Interiores, trabalhamos somente com fornecedores de procedência, que utilizam métodos corretos de plantio e corte de árvores e efetuam o replantio para que possam crescer novamente. Essa conscientização traz benefícios a todos os envolvidos e em especial ao planeta, que ganhará sobrevida com ações certas e corretas do seu humano.

Trabalhamos com materiais ecologicamente corretos e renováveis, que possui o selo FSC (Forest Stewardship Council, em inglês), ou seja, uma certificação internacional para comprovar produtos oriundos do bom manejo florestal.

Selo SFC – Certificação Internacional

O selo é uma certificação florestal com credibilidade internacional coordenado pela organização sem fins lucrativos Forest Stewardship Council, sediada na Alemanha. “A organização estabelece critérios para que a produção florestal possa receber esse selo. A extração de madeira nativa deve respeitar as comunidades locais, os direitos trabalhistas e os critérios ambientais e econômicos”. Reconhecido internacionalmente, o FSC é um sistema de certificação florestal que identifica, através de sua logomarca, produtos oriundos do bom manejo florestal.

Selo-FSC

Conheça mais sobre o selo FSC e o projeto de certificação para o correto manejo florestal

É importante valorizar e preservar recursos naturais como a madeira. Trata-se de um bem renovável, mas não inesgotável. Para desenvolver a sustentabilidade ambiental é preciso incentivar o uso consciente da madeira, tanto a nativa quanto a de reflorestamento que tenha o certificado de procedência. A madeira apresenta várias fases desde a colheita até a sua utilização final. A madeira acompanha, muitas vezes sem que se perceba, as diversas fases da nossa vida. Para que sua utilização seja racional, feita de maneira econômica e sem desperdícios, é preciso conhecer as qualidades incomparáveis da madeira e, também, as suas limitações.

E é com essa ideia que nossa empresa busca seus parceiros e fornecedores, para que todas nossas matérias primas, ou seja, a madeira, venham de locais que utilizam métodos ecologicamente corretos e de forma consciente. Dessa forma, podemos garantir que a madeira utilizada na produção e desenvolvimento dos móveis de sua residência, empresa ou escritório, são de ótima qualidade e com boa durabilidade, tornando nossos produtos uma ótima opção de escolha na hora de você decidir realizar ambientes planejados em seu imóvel.

Conheça os benefícios de utilizar madeiras de procedência nos móveis de todos os ambientes da sua casa.